Pular para o conteúdo principal

Virtualização PROXMOX

 

Ambiente Virtual Proxmox


Computação, rede e armazenamento em uma única solução

Proxmox VE é uma plataforma de gerenciamento de servidor de código aberto para a virtualização de sua empresa. Ele se integra perfeitamente ao hipervisor KVM e LXC, armazenamento definido por software e funcionalidade de rede em uma única plataforma. Com a interface de usuário baseada na web integrada, você pode gerenciar facilmente VMs e contêineres, clusters altamente disponíveis ou as ferramentas integradas de recuperação de desastres com facilidade.
Os recursos de classe empresarial e um foco 100% baseado em software tornam o Proxmox VE a escolha perfeita para virtualizar sua infraestrutura de TI, otimizar os recursos existentes e aumentar a eficiência com despesas mínimas. Você pode virtualizar facilmente até mesmo as cargas de trabalho de aplicativos Linux e Windows mais exigentes e escalar dinamicamente a computação e o armazenamento conforme suas necessidades aumentam, garantindo que seu data center se ajuste ao crescimento futuro.

Recursos.

Virtualização de servidor com suporte para KVM e LXC.

Proxmox VE é baseado no Debian GNU / Linux e usa um kernel Linux personalizado. O código-fonte do Proxmox VE é gratuito, lançado sob a GNU Affero General Public License, v3 (GNU AGPL, v3). Isso significa que você é livre para usar o software, inspecionar o código-fonte a qualquer momento ou contribuir para o projeto você mesmo. 
O uso de software de código aberto garante acesso total a todas as funcionalidades a qualquer momento, bem como um alto nível de confiabilidade e segurança. Encorajamos todos a contribuir para o projeto Proxmox VE enquanto a Proxmox, a empresa por trás dele, garante que o produto atenda a critérios de qualidade consistentes e de classe empresarial.

Máquina Virtual baseada em kernel (KVM)

KVM é a tecnologia de virtualização Linux líder de mercado para virtualização completa. É um módulo de kernel integrado ao kernel Linux principal e funciona com desempenho quase nativo em todos os hardwares x86 com suporte de virtualização - Intel VT-x ou AMD-V.Com KVM você pode rodar ambos, Windows e Linux, em máquinas virtuais (VMs) onde cada VM possui hardware virtualizado privado: uma placa de rede, disco, adaptador gráfico, etc. Rodar vários aplicativos em VMs em um único hardware, permite que você salve energize e reduza custos e, ao mesmo tempo, oferece flexibilidade para construir um data center definido por software ágil e escalável que atenda às demandas de seus negócios. O Proxmox VE inclui suporte KVM desde o início do projeto em 2008 (ou seja, desde a versão 0.9beta2).

Virtualização baseada em contêiner.

A tecnologia de virtualização baseada em contêiner é uma alternativa leve para a virtualização de máquina completa porque oferece menor sobrecarga.

Contêineres Linux (LXC).
LXC é um ambiente de virtualização em nível de sistema operacional para executar vários sistemas Linux isolados em um único host de controle Linux. O LXC funciona como uma interface de espaço do usuário para os recursos de contenção do kernel Linux. Os usuários podem criar e gerenciar facilmente contêineres de sistema ou aplicativo com uma API poderosa e ferramentas simples.

Migração ao vivo / online.

Com o recurso integrado de migração ao vivo / online, você pode mover máquinas virtuais em execução de um nó de cluster Proxmox VE para outro sem qualquer tempo de inatividade ou efeito perceptível do lado do usuário final.

Os administradores podem iniciar esse processo com script ou com a interface da web, tornando-o um processo simples. Ele permite que você coloque facilmente uma VM offline para manutenção ou atualizações.

Requisitos de sistema.

Para servidores de produção, é necessário equipamento de servidor de alta qualidade. O Proxmox VE oferece suporte a cluster, o que significa que várias instalações do Proxmox VE podem ser gerenciadas centralmente, graças à funcionalidade de cluster integrada. O Proxmox VE pode usar armazenamento local como (DAS), SAN, NAS, bem como armazenamento compartilhado e distribuído (Ceph).

Hardware Recomendado.

  • Intel EMT64 ou AMD64 com bandeira de CPU Intel VT / AMD-V.
  • Memória, mínimo de 2 GB para serviços de SO e Proxmox VE. Além de memória designada para convidados. Para Ceph ou ZFS, é necessária memória adicional, aproximadamente 1 GB de memória para cada TB de armazenamento usado.
  • Armazenamento rápido e redundante, melhores resultados com discos SSD.
  • Armazenamento do sistema operacional: RAID de hardware com cache de gravação protegido por baterias (“BBU”) ou não RAID com cache ZFS e SSD.
  • Armazenamento de VM: para armazenamento local, use um RAID de hardware com cache de gravação com bateria (BBU) ou não RAID para ZFS. Nem ZFS nem Ceph são compatíveis com um controlador RAID de hardware. O armazenamento compartilhado e distribuído também é possível.
  • NICs Gbit redundantes, NICs adicionais dependendo da tecnologia de armazenamento preferida e configuração de cluster - 10 Gbit e superior também são suportados.
  • Para passagem de PCI é necessária uma CPU com sinalizador de CPU VT-d / AMD-d.

Serviços e suporte do Proxmox VE

Precisa de ajuda com o Proxmox VE? Há muitas maneiras de obter suporte: Se você tiver uma solicitação técnica, pode enviar um tíquete para os especialistas do Proxmox ou fazer uma pergunta no fórum da comunidade. Você pode agendar um treinamento para você e sua equipe ou simplesmente ler a documentação e assistir a alguns tutoriais em vídeo.

Assinaturas para Proxmox VE

Uma assinatura Proxmox VE é a solução fácil e acessível para obter acesso ao Proxmox Enterprise Repository estável, a atualizações regulares de software e aprimoramentos de segurança, bem como ao suporte técnico da equipe de suporte Proxmox.

Combinando excelente software de código aberto com serviços e suporte com garantia de qualidade, a assinatura Proxmox VE ajuda você a implantar e manter o melhor ambiente de virtualização de código aberto estável e seguro em sua empresa.

Suporte Técnico via Portal do Cliente

Crie e gerencie seus tíquetes de suporte facilmente por meio do Portal do Cliente Proxmox. O help desk é o lugar certo se você tiver uma solicitação técnica e precisar da ajuda dos especialistas da Proxmox para resolver um problema.
O portal do cliente está disponível para todos os assinantes com uma assinatura Basic, Standard ou Premium.

Pronto para construir um data center aberto e preparado para o futuro com Proxmox VE?
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nomenclaturas de GPU AMD e NVIDIA

  As peças do PC quase sempre têm nomes confusos.  Qual é a diferença entre uma GTX 1080 e uma GTX 1080 Ti? i7-F? i9-K?.  O que todas as letras e números misturados significam?  Felizmente, a lógica por trás da nomenclatura da maioria dos componentes do PC é bastante fácil de entender, uma vez que você decompõe e pega uma peça de cada vez. GPU  Os esquemas de nomenclatura de GPU são mais facilmente explicados com um par de listas, uma para cada GPUs NVIDIA e AMD. Nomenclatura de GPU NVIDIA GTX:   cartões de nível padrão RTX:   Cartões premium com recursos aprimorados de iluminação, sombra e reflexo.  As placas NVIDIA com prefixos RTX são capazes de traçado de raio e superamostragem de aprendizado profundo (DLSS), os quais ajudam muito a tornar seus jogos mais bonitos. Simplificando, o traçado de raio é uma técnica de renderização avançada que pode produzir efeitos de iluminação deslumbrantes e DLSS é um conjunto de algoritmos de aprendizado de máquina que podem renderizar imagens dinam

Mini Pc Intel NUC

  A maioria das pessoas ainda pensa em um PC em torre quando compra um desktop.  No entanto, existe outra opção.  Desktops menores já existem há anos, comumente abreviada como NUC - liderou o caminho. A Intel usa o NUC para provar o que seu hardware pode fazer em uma pequena área, mas a Intel também vende o NUC para usuários domésticos.  É até consistente com atualizações.  Os NUCs “Bean Canyon”, como são chamados internamente, são a mais nova opção convencional. É uma caixa, mas pequena. Embora os componentes internos do NUC da Intel tenham mudado drasticamente ao longo dos anos, a pegada básica permanece a mesma.  Nossa unidade de análise era uma caixa minúscula, com cerca de 12 centímetros de lado e 5 centímetros de altura.  Os modelos básicos, com processadores menos potentes, têm cerca de metade da espessura.  É revestido de metal cinza escuro, não muito diferente de um Mac Mini, mas a parte superior é de plástico brilhante.  O design coloca a função sobre a forma.  É simplesmente

Melhores processadores ( CPU ) para modelagens e renderização 3D

Qual processador usar para tais aplicações? Intel i9 9900K ou AMD Ryzen 3900X ? Você o usa principalmente para  modelar, esculpir, texturizar, iluminar, animar  e passar muito mais tempo  ativamente   nele do que  renderizando   nele? Então você vai querer uma CPU com a maior freqüência possível! Boas escolhas aqui são: Intel i9 9900K  , 8 núcleos, com clock de 3,6 GHz, 5 GHz TurboBoost. Intel   i7 9700 K  , 8 núcleos, com clock de 3,6 GHz base, 4,9 GHz TurboBoost  (sem Hyperthreading). AMD Ryzen 9 3950X  , 16 núcleos, com clock de 3,5 GHz base, 4,7 GHz TurboBoost (Turbo Core). AMD Ryzen 9 3900X   , 12 núcleos, com clock de 3,8 GHz base, 4,6 GHz TurboBoost (Turbo Core). AMD Ryzen 7 3700X  , 8 núcleos, com clock de 3,6 GHz Base, 4,4 GHz TurboBoost   (Turbo Core). Um ótimo benchmark para encontrar CPUs que são os mais rápidos é o Cinebench Single Core Benchmark. Dê uma olhada  na tabela abaixo com Cinebench R20 Benchmarks  e classifique a tabela na coluna “Cinebench Single”   para enc